segunda-feira, 4 de junho de 2012

Receita do Dia


CUSCUZ MARROQUINO


O cuscuz é um prato originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente do trigo. Já o cuzcuz “brasileiro”, mais consumido em São Paulo e no nordeste, é feito através do milho, ou seja, é bem diferente.

Facílimo de preparar e com a vantagem de poder usar os ingredientes que tiver na sua cozinha.

Além de ser leve, saudável, fica pronto em poucos minutos e pode ser  servido como entrada ou como acompanhamento, substitui muito bem o arroz e, se misturado com carnes, peixes, frango, frutos do mar, por exemplo, ele se torna o prato principal (único).

Salgados e levemente umedecidos, com água ou caldo, os grãos são hidratados e cozidos no próprio vapor.


Modo de Preparo:
(4 porções)
  • 1 xícara de cuscuz marroquino (220g)
  • 1 xícara de água quente ou o caldo de sua preferência (se for fazer de legumes use caldo de legumes, se utilizar frango utilize o caldo de frango, e assim por diante)
  • 3 colheres de azeite extra virgem
  • sal a gosto.


Coloque o cuscuz  em uma tigela, adicione a água, tampe com um pano de prato  e deixe descansar por 3 minutos. Adicione o azeite e o sal.
 Com a ajuda de um garfo solte os grãos.

O cuscuz estará pronto. Você já pode servi-lo assim, ou adicionar os ingredientes que (quiser ou) tiver na sua geladeira.

Dicas:
  • Corte os legumes em cubos bem pequenos (brunoise). Além da estética, ficarão crocantes e no tamanho ideal para o consumo (sem “roubar a cena” quando mastigado).
  • Mas quais legumes usar? Todos: cenoura, beterraba, alho poró, cebola (roxa de preferência), pimentão colorido, tomate...além de verduras e ervas (principalmente salsinha)
  • Carnes – que já devem estar prontas - ficam melhores desfiadas (frango, atum, resto de carne de boi cozida) ou cortadas em pequenos cubos (filé de peixe, lombo de porco, filé ou contra filé).
  • Se você gosta de sabores doces na comida, aproveite para adicionar passas, damasco, manga, nozes, etc. 

Hoje, para o cuscuz que preparamos, utilizamos um resto de frango assado do final de semana, uma cenoura média, uma beterraba pequena, uma xícara de tomatinhos cereja e em 10 minutos o almoço estava pronto.






E, além da tradicional travessa, existem algumas formas interessantes de servir:


Enformado (com aro, xícara ou uma tigelinha):



Em panelinhas:


Ou em copinhos:




O cuscuz marroquino genuíno (feito através do trigo, como na nossa receita) não é encontrado tão facilmente como o “brasileiro”, mas cada vez mais tem ganhado espaço, sobretudo nos supermercados dos grandes centros e na seção de importados. Suas embalagens (que rendem bastante) custam na faixa de R$8 e são assim:




Experimenta, você vai gostar!


Bão Apettit!




2 comentários:

  1. Cacau e Amana, comprei uma caixinha de coucous semana passada! estou viciada, valeu as dicas!! Uma ótima viagem gastronomica pra vcs, se possível gostaria de saber tudo na volta!! Dicas de restaurantes, receitas!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta! Que bom que gostou! Realmente é um vício bem interessante e saudável esse. Obrigado pelos votos porque a viagem foi sensacional. Registramos simplesmente tudo que comemos e muita coisa interessante que vimos. Aguarde as postagens!
    Beijos do Casal Gastrô!

    ResponderExcluir