terça-feira, 2 de julho de 2013

FESTIVAL DE GASTRONOMIA EM CASA BRANCA

Quem mora em BH certamente conhece Casa Branca, ou pelo menos já ouviu falar. É um distrito de Brumadinho, na região metropolitana da capital. Trinta e poucos quilômetros e trinta e poucos minutos do BH Shopping, saindo para o Rio de Janeiro. No caminho, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, uma reserva natural belíssima com uma vista espetacular da cidade e do entorno, além do Vale do Paraopeba, onde fica Casa Branca. Lugarejo bucólico e cada dia mais explorado turisticamente, cheio de restaurantes, pousadas, sítios e atrações naturais. E uma delas é a própria estrada:


Diante desse apelo, o povoado passou a sediar o "Festival Arte e Gastrô de Brumadinho", que esse ano teve seu nome alterado e também promoveu parte do evento na vizinha Piedade do Paraopeba.



Durante dois finais de semana seguidos o público pôde desfrutar de shows, apresentações culturais, artesanato e, claro, muita comida boa, vendida nas barracas dos estabelecimentos da região.




O CASAL GASTRÔ esteve presente no domingo do primeiro fim de semana e gostou muito do que viu, ouviu e comeu. Ficamos até surpresos com a estrutura grande e bem montada, sinal de que estão dando o devido valor à gastronomia e cultura local.


Cada estabelecimento participou com um prato, que era vendido na faixa de R$10 a R$15. Além disso, esses pratos puderam ser consumidos diretamente nos restaurantes durante a semana. Tinha coisa muito bacana por lá, como uma galinhada com salada de jiló, feita com galinha caipira mesmo.





A programação musical foi variada e de qualidade. Assistimos a um show muito bom, do excelente "Quarteto Cobra Coral", grupo que vem se destacando aqui pelas bandas de BH com a junção de nomes já consagrados no novo cenário musical da cidade. Vale a pena conferir.

Kadu Vianna, Flávio Henrique, Mariana Nunes e Pedro Morais

Clique para ouvir

O único ponto negativo na nossa opinião foram as cervejas vendidas no evento. Nada contra o chope da Heineken ou Kaiser, mas com tanta cervejaria artesanal de qualidade na região (ali pertinho mesmo, no Jardim Canadá), é no mínimo estranho (ou triste) que se tenha fugido do propósito do festival de valorização dos produtos locais.
Mas esse foi só um detalhe que obviamente não atrapalhou em nada nosso passeio, que por sinal não se limitou ao evento. Aproveitamos para dar uma volta no povoado, onde fizemos boas compras na pequena feira da pracinha.





Apesar do horário adiantado, ainda compramos verduras e legumes frescos na barraca do Vandi, atencioso produtor rural local, que assim como a simpática Ângela da barraca de quitandas, vende seus produtos todos os finais de semana para os turistas.


Picles: misto e de rabanete.



Bolinho de feijão, eu "tiro o chapéu".

Além dessa feirinha, pode-se desfrutar de bares e restaurantes, de variados estilos e preços.





Casa Branca e região valem a visita, seja para passar um final de semana nas muitas pousadas e sítios, ou para um passeio bate-e-volta.
Com um festival bacana como esse então...


Mais informações sobre pousadas, restaurantes e a região, que ainda abriga o famoso Inhotim e a belíssima Serra da Moeda: http://www.portaldebrumadinho.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário