quinta-feira, 11 de julho de 2013

RECEITA DE INVERNO - CREME DE ANGU COM BACON E QUIABO CROCANTE

O inverno está aí e tá na hora de aproveitá-lo da melhor formo possível, comendo e bebendo algo quente,  de preferência ao lado de um fogo pra se esquentar. Fogo esse que tem se tornado cada vez mais presente na cozinha do Casal Gastrô, com o queridíssimo fogão de lenha ou a fogueira de quintal.
Sabiam que foi a descoberta da criação e controle do fogo - sobretudo para preparação dos alimentos - a grande responsável pela evolução da espécie humana? Isso rendeu assunto na Coluna de Gastronomia do jornal desse mês. Clique AQUI para ler.


A intenção dessa receita é explorar esses ingredientes tão presentes e queridos na nossa cozinha mineira, mas de uma forma um pouco diferente. Transformar o angu em um creme aconchegante e suave, contrastando com o sabor forte do bacon defumado e a consistência do quiabo crocante.

Ingredientes:
(porção para 4 pessoas)

- 2 xícaras de chá de fubá;
- 1,5 litro de leite integral;
- 1 caixinha de creme de leite (se for do fresco melhor ainda);
- 3 colheres de sopa de manteiga gelada;
- 1 tablete de caldo de galinha;
- 300g de bacon carnudo (picados em cubinhos);
- 500g de quiabo (lavados, bem secos e picados em 2cm);
- Papel toalha.
Obs: se quiser um prato mais leve, dá pra fazer também sem o creme de leite e a manteiga.


Preparo:

- Dissolva o fubá em uma panela maior com água fria: coloque a água e vá despejando o fubá aos poucos e misturando sem parar (de preferência com um fuê ou estrela de bater feijão);
- Depois que a mistura estiver homogênea e sem nenhuma pelota de fubá, ligue o fogo, adicione metade do leite, o caldo de galinha e continue mexendo para que o fubá cozinhe por igual;
- Na medida em que a mistura começar a secar o líquido, vá adicionando um pouco de leite morno e mexendo sem parar com o fuê;
- O fubá estará cozido em torno de 30min, ou quando a mistura começar a querer se soltar da panela;
- Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, misture e vá cuidar dos quiabos e do bacon;
- Em uma frigideira (ou panela) grossa, adicione o bacon picado e deixe ele fritar na própria gordura até ficar dourado e crocante (cuidado porque ele queima num piscar de olhos!).
- Coloque o bacon frito no papel toalha para secar e retire o excesso de gordura da frigideira, deixando um pouco para saltear os quiabos;



- Com a frigideira bem quente, adicione os quiabos, uma pitada de sal e vá mexendo para que eles não grudem.
Dica do Casal: a melhor coisa para o quiabo não babar e ficar verdinho e crocante é o próprio calor da frigideira ou panela (de preferência de ferro). Não precisa colocar tomate nem vinagre. Tenha uma panela bem quente com um pouco de gordura, vá mexendo e depois pingando umas gotas de água até eles ficarem cozidos, porém 'al dente'. Se não tiver o calor necessário ele dá água, começa a cozinhar e babar. Daí a importância da panela grossa e quente.

Quiabos cozidos, crocantes e sem nenhuma baba.

- Ligue a panela do creme só para esquentar um pouco, acrescente a manteiga gelada (estando gelada ela dá mais cremosidade aos pratos) e desligue o fogo. Se for preciso, adicione um pouco de leite para se chegar na consistência desejada.
- Prove para ver o tempero, mas lembre-se que o bacon e o quiabo terminarão de temperar o creme.


Serviço:

Sirva o creme de angu em uma cumbuca individual e coloque os quiabos e o bacon por cima, deixando para misturar só na hora da colherada.



Não esqueça de disponibilizar uma pimentinha para quem tiver bom senso e bão apetit!

Harmonização sugerida
Vinho: Vinhos tintos jovens, como o Beaujolais Nouveau. Combina também com vinhos tintos da região da Borgonha, de safras mais recentes. Além de tintos brasileiros como o Routhier & Darricarrère, elaborado com uvas cabernet sauvignon e merlot, da região da campanha gaúcha.

Cerveja: Três Lobos Pele Vermelha. Mineira de BH, é uma IPA (India Pale Ale) feita com raspas de laranja. Receita incrível da linha Extreme da Cervejaria Backer, com excelente custo-benefício, na faixa dos R$6 a long neck.

Pimenta: Cumari. Também chamada de "pimenta passarinho" (alguns pássaros adoram essa pimenta e acabam 'plantando' ela sem querer pela roça afora). É verdinha e arredondada, bem perfumada e não tão forte. Afinal de contas, passarinho que come pimenta...


Um comentário:

  1. Que delícia Casal,vou fazer em breve, adoro creme de angu, lembra muito minha avó. Abraços!

    ResponderExcluir