Pegando um gancho na viagem gastronômica do CASAL, não poderíamos deixar de trazer pra vocês uma receita de um prato tradicional da França, muito consumido, de fácil preparo, barato e delicioso: A SOPA DE CEBOLA.
Independentemente da estação, ela é facilmente encontrada nos restaurantes, bares e bistrôs de Paris e até mesmo quem não aprecia o sabor da cebola (ou o seu "tric tric" como dizem), costuma gostar.
Reza a lenda que em uma noite fria o Rei Louis XV - que gostava de se aventurar nas panelas - viu que tinha apenas manteiga, champanhe, cebola, pão e queijo em sua cozinha. Então resolveu misturar os ingredientes pouco a pouco, reservando o pão e o queijo para o final, e criou a sopa de cebola francesa.
Deixando a lenda de lado, a sopa de cebola é ideal para esses dias frios de inverno, acompanhada de um bom vinho da uva Pinot Noir. Não tenha medo da "força" do ingrediente, pois certamente você ficará surpreso com a suavidade do sabor que esse simples prato oferece, principalmente em função da presença do pão, do queijo e da mostarda dijon.
Ingredientes:
(4 porções)
3 colheres de sopa de manteiga;
1 litro de caldo de carne (ou outro de sua preferência);
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 taça de vinho branco seco;
Sal aromático do CASAL GASTRÔ;
4 fatias de pão ou então 8 torradas (nós utilizados um pão de ervas que preparamos em casa);
Queijo (tradicionalmente a sopa leva queijo gruyère, mas optamos por usar o queijo canastra de São Roque, para dar um toque mineiro);
Mostarda de Dijon (se não for possível use a comum mesmo, mas a dijon faz toda diferença);
Preparo:
- Corte as cebolas em fatias (se tiver um processador, essa operação durará menos de um minuto);
A cebola roxa costuma ter mais sabor do que a branca |
- Em uma panela grande, adicione a manteiga e deixe derreter, acrescente a cebola, mexa bem e refogue em fogo baixo, por 10 minutos, até começar a dourar levemente;
Deixar os ingredientes sempre a postos e preparados na medida certa ajuda bastante no preparo. Na cozinha isso se chama "mis en place". |
- Acrescente a farinha de trigo e misture bem (ela dará mais consistência à sopa). Coloque o vinho branco, o caldo de carne, um pouco de sal AROMÁTICO CASAL GASTRÔ e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 a 25 minutos, com a panela tampada;
- Desligue o fogo, deixe a sopa descansar por 5 minutos e acerte o tempero se necessário;
Tome cuidado ao testar o sal na sopa quente, pois a temperatura pode mascarar a sua presença. Deixe pra acertar o tempero ao final, com a panela desligada. |
Dica do CASAL: se quiser deixar uma sopa ou alguns tipos de molho mais cremosos e brilhosos, acrescente ao final (com o fogo desligado), uma colherada generosa de manteiga gelada (se ela estiver em temperatura ambiente não surte o mesmo efeito).
Mais uma dica: tome cuidado com a pimenta (principalmente a do reino) em sopas, pois elas costumam ficar muito potentes. É mais seguro deixar para o final, já no prato.
Finalização:
Mais uma dica: tome cuidado com a pimenta (principalmente a do reino) em sopas, pois elas costumam ficar muito potentes. É mais seguro deixar para o final, já no prato.
Finalização:
- Passe a mostarda nos pães e os coloque por cima da sopa. Complete a tigela com bastante queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos (ou então na função grill), até o queijo derreter e gratinar. Sirva imediatamente.
- Sirva com um vinho da uva Pinot Noir - ou então aquela cachacinha envelhecida - e 'bão apetit'!
Que delícia , adorei !!!!!
ResponderExcluirVou experimentar.
Parabéns pela receita !!!!!
Adorei o blog, estou ansioso para ver a próxima receita do casal, parabéns!
ResponderExcluirObrigado Anônimo e Pedro!
ResponderExcluirUm abraço do casal!