quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SALADA DE FEIJÃO BRANCO COM BACALHAU E COUVE DA ROÇA

Ainda com a cabeça no velho mundo, o CASAL GASTRÔ tenta voltar um pouquinho nos lugares (e comidas) visitados, como a inesquecível Portugal, terra de bacalhau, feijão, couve...
Nossa "colônia" foi assunto na coluna do Jornal das Lajes, da nossa querida Resende Costa-MG. (clique aqui para ler)
Essa receita também é simples, gostosa demais e muito versátil, pois pode ser servida como salada (fria) ou então como prato quente mesmo, entrada, tira-gosto, etc.

Ingredientes:
(porção para 4 pessoas)
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado;
- 3/4 de um pacote (500g) de feijão branco, de molho na água por uma noite;
DICA DO CASAL: hidratar o feijão (qualquer tipo, para qualquer preparo) ajuda a deixar o grão macio e muito mais fácil de cozinhar.
- 1 pimentão vermelho (cortado em tiras finas: juliene);
- 1 cebola roxa grande (também cortada em tiras);
- 4 folhas pequenas de couve (em tiras bem finas);
- 1 xícara de azeitona preta (de preferência a portuguesa, aquela miudinha);
- Salsinha;
- Azeite.
Dessa vez as fotos tiveram que ser tiradas em um
celular velho mesmo, desculpem.
Preparo:
- Cozinhar o feijão em panela comum (não é preciso usar a de pressão) até ficar cozido, porém bem firme, e escorrê-lo em água fria (pra interromper o cozimento e ele ficar 'al dente');
- Se for possível adicione à água do cozimento um gole de vinho tinto (ou cachaça), 3 folhas de louro, 3 dentes de alho, pitada de Sal Italiano CASAL GASTRÔ (ou sal comum). Isso deixará o feijão muito mais saboroso, mas se for cozido apenas com sal também fica bom;
- Em uma frigideira grande ou panela, refogar a cebola e o pimentão no azeite por 1 minuto, adicionar o bacalhau e refogar por mais 3 minutos e por fim a couve e o feijão;

Tome cuidado ao refogar bacalhau desfiado, para
que ele não desmanche. Pedaços maiores são melhores.


- Desligue o fogo, misture a salsinha picada, a azeitona, BASTANTE azeite e deixe esfriar (de preferência na geladeira por umas 2 horas);




Bão apetit!!!

--------------

Coluna de gastronomia do Jornal das Lajes, Resende Costa-MG, edição de agosto:


Gastronomia
A-   A+
De Portugal à Itália, via Resende Costa
Cláudio Ruas | 13 de Agosto de 2012
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.”

Essa brilhante citação é do aventureiro brasileiro Amyr Klink, que já rodou o mundo de barco e escreveu excelentes livros. O que ele diz é a mais pura verdade: nós precisamos viajar. Nem que seja para a fazenda ao lado. Mas se der pra ir mais longe, melhor ainda. E quando se aprecia a gastronomia, a viagem fica ainda mais interessante e instrutiva, pois a comida é o reflexo do povo e do lugar.

Foi por essas e outras que recentemente realizei um sonho de fazer uma viagem gastronômica para o velho mundo e me sinto na obrigação de compartilhar um pouco do que vi com vocês, em três etapas, uma para cada país visitado: Portugal, França e Itália.

Melhor lugar para começar como Portugal não haveria, já que parte do nosso “DNA” gastronômico é de lá. E para entender melhor da nossa comida é preciso conhecer mais a portuguesa, que não vive só de bacalhau.

É fato que o fantástico bacalhau é muito forte na gastronomia deles (dizem que existe uma receita para cada dia do ano), assim como outros pescados como a sardinha e frutos do mar, pois o país tem uma grande faixa litorânea, do mediterrâneo ao atlântico. Mas a comida do interior, de montanha, também é importante e é nela que enxergamos parte da nossa origem e costumes gastronômicos.

A começar pelo grande consumo da couve, a “dona” da nossa horta, usada não só no “caldo verde” de batata, mas até mesmo com bacalhau e em muitos outros pratos, como em um feijão fradinho com paio que experimentei, muito parecido com o nosso querido tropeiro. O feijão também é presente e nos mostra que a origem da feijoada brasileira não é bem como diz a lenda, que atribui a criação aos escravos. Existe um preparo similar, porém com feijão branco na maioria das vezes, linguiças e miúdos, que por sinal são muito valorizados por lá, assim como em muitos países da Europa, um exemplo a ser seguido. O porco então é a matéria prima utilizada para os magníficos embutidos, muito apreciados e bem feitos, inclusive defumados nos “fumeiros” (defumadores). Há uma grande variedade de enchidos (como a linguiça), caso da “farinheira”, na qual é utilizada farinha de trigo ou de pão no enchimento, e a “negrinha”, espécie de chouriço defumado. Os ensopados e cozidos (com legumes, verduras, carnes, aves e embutidos), são deliciosos e nos remetem à comida molhada da fazenda. Falando em fazenda, lembramos ainda dos doces, da grande utilização de ovos no seu preparo e da forte ligação do nosso queijo minas com um dos queijos mais tradicionais de Portugal, o “Serra da Estrela”. Já falamos dele por aqui, mas não custa lembrar que a nossa técnica de preparo foi inspirada na deles, porém, com a utilização do leite de vaca ao invés do de ovelha.

Com certeza ainda existem muitos outros pontos em comum entre nós, o que me instiga a me aprofundar mais nesse assunto. Por ora, prefiro mencionar as demais maravilhas da riquíssima gastronomia lusitana, como seus azeites e azeitonas espetaculares, pães muito bem feitos, batatas saborosíssimas, confeitaria impecável, vinhos especiais e únicos no mundo e muitas outras coisas. Percebi também que felizmente o país tem sido cada vez mais valorizado e procurado pelos turistas, que antes só tinham olhos – e bocas - para outros cantos europeus.

E o melhor: nada disso está tão distante, difícil e caro como imaginamos. Primeiro, porque sai da nossa capital um voo diário sem escalas com apenas 9 horas de duração até Lisboa, lugar onde muitas coisas custam menos do que no Brasil. Segundo, porque Portugal também está aqui, dentro da gente.





2 comentários:

  1. Oi. Tudo bem?? Venho parabenizar o blog de vocês! É muito bom encontrar pessoas assim apaxoinadas pela cozinha. Gostaria muito de trocar informações com vocês. Se quiserem depois visitem meu blog, tem pouco conteúdo ainda devido a problemas no pc, mas vou atualizá-lo em breve, ficarei grato com a visita.
    Desde já agradeço!!
    Mini Chef.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodney Costa!
    Ficamos felizes com sua opinião.
    E parabéns pelo seu blog. Sucesso!
    Abraço do casal!

    ResponderExcluir