terça-feira, 18 de março de 2014

HAMBÚRGUER COM BATATA FRITA (tudo feito no forno!) E BARBECUE DE CEBOLA COM CERVEJA ESCURA

Ainda um bocado afastados do blog, porém mais presentes na nossa página do facebbok (curta lá: www.facebook.com/CasalGastro), viemos pra trazer uma sugestão de preparo mais saudável pra essa "bobagem" que muitos adoram, em especial crianças e adolescentes (e nós!).

Essa receita é a prova de que podemos sim ter uma alimentação saudável e ao mesmo tempo saborosa e que nos dê muito prazer. Basta ter certos cuidados e alterar alguns costumes. Somos contra o radicalismo dos extremos e sugerimos uma lida rápida na coluna de gastronomia desse mês, que tratou desse assunto tão importante em nossas vidas que é a questão da alimentação ("Você é o que você come": clique AQUI)

Preparar hambúrguer e batata frita no forno, além de ser mais saudável e fazer bem menos bagunça na cozinha, também nos mostra como podemos usar muito mais o forno do que de fato usamos, para vários tipos de alimentos. E com um resultado final excelente.

Ingredientes:
(porção para 5 pessoas)

1kg de carne moída;
10 batatas médias;
Azeite, sal, pimenta do reino moída na hora e páprica picante.

Para o molho:
1 cebola grande cortada em tiras;
1/2 lata de caracu (a outra metade é do cozinheiro!);
1 xícara de chá de molho barbecue pronto;

Preparo:

Para o hambúrguer utilizamos dessa vez o músculo, carne muito saborosa e de baixo custo. A dica é escolher uma pedaço magro e limpo, pedindo para o açougueiro moer 3 ou 4 vezes. Costumamos comprar uma quantidade maior pra congelar e ter sempre à mão os hambúrgueres (e almôndegas também).

Prefira sempre as carnes moídas na hora
Tempere a carne com um pouco de azeite, sal e pimenta do reino moída na hora. Misture bem, apertando a carne com as mãos para ajudar a dar liga, formando tipo uma massa.
Modele com as mãos as bolotas e depois achate para ter o formado desejado do hambúrguer.
Se não for preparar na hora leve para geladeira.

Lave muito bem as batatas pois iremos usá-las com casca. Além de ficarem mais gostosas, evita o trabalho de descascar e ainda fica mais nutritiva.
Seque bem e corte ao meio no sentido do comprimento. Depois corte novamente em tiras não muito finas.
No próprio tabuleiro que irá ao fogo, tempere as batatas com azeite, sal e páprica picante. Além da cor, essa páprica vai dar um sabor todo especial à batata.

Só lembrando que a páprica nada mais é do que o pimentão em pó
Esquente previamente o forno na temperatura máxima e coloque o tabuleiro com as batatas pra assar primeiro. Depois de 15 minutos coloque os hambúrgueres pincelados com azeite.
Asse por mais uns 25 minutos, ou até o ponto desejado. Se tiver a função grill, dê uma "sapecada" final nas batatas se quiser.
Pra economizar vasilha e trabalho, utilizamos um tabuleiro só, forrando o fundo e fazendo uma divisória com papel alumínio.


Veja só como ficam as batatas, parecendo fritas rústicas:

A batata pode ser cortada em forma de palito, mas assim ela
pega mais o tempero

Barbecue de cebola com cerveja escura

Refogue a cebola em tiras em fogo baixo, até começar a caramelizar. Se quiser o molho mais adocicado, pingue umas gotas de mel antes. Coloque uma golada de cerveja escura, raspe o fundo com a colher e depois adicione o molho barbecue.
Deixe apurar até ficar com consistência mais firme.

Esses pedacinhos vermelhos aí são de um resto de salaminho,
que usamos pra dar mais sabor e não desperdiçar
Serviço:

Nosso sanduíche preferido costuma ter, além do pão, apenas o hambúrguer, queijo derretido por cima dele (basta colocá-lo ao final no forno), esse molho de cebola, alface e tomate. Uma mostarda forte passada no pão também combina legal.



Mas ás vezes também gostamos de fazer tipo um "PF", pra comer de garfo e faca e excluindo o pão, até porque as batatas já fazem deliciosamente o papel do carboidrato.


Aproveitem o forno, botem a criançada pra ajudar a preparar e bão apetit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário