terça-feira, 15 de outubro de 2013

XV FESTA DO CAFÉ COM BISCOITO - SÃO TIAGO-MG

Já faz um tempo que estamos querendo falar da cidade de São Tiago-MG, da sua tradição na produção de biscoitos e, claro, da festa anual que movimenta a cidade. Não tivemos como ir na última edição e guardamos o assunto para agora, após a festa desse ano, que inclusive foi tema da nossa Coluna de Gastronomia do Jornal das Lajes (clique AQUI para ler).


De um tempo para cá temos tido um contato maior com a cidade de São Tiago, que fica no Campo das Vertentes, a 200km de BH. A proximidade com nossa roça - na vizinha Resende Costa - contribui muito para isso e volta e meia estamos por lá tomando um café e comprando uma baciada de biscoitos antes de chegar na fazenda (quando vamos pela rodovia Fernão Dias).


A pequena cidade tem uma tradição muito forte na produção da iguaria, o que já lhe rendeu a fama de "Capital Nacional do Biscoito". Dez por cento da população da cidade está envolvida na atividade, que vem sendo cada vez mais valorizada, sobretudo com a grande festa anual realizada na praça.


Festa popular que atrai grande público da região em busca das dezenas de tipos de biscoito, seja para degustar gratuitamente com um cafezinho ou comprar mesmo. Cada produtor monta sua barraca, todas elas simples, mas lindas e rústicas, feitas com bambu e eucalipto. Nada de estandes brancos e sem graça que costumamos ver em eventos do tipo por aí.




Nem parecem lixeiras
O tradicional "torradinho" de queijo, para nós o melhor biscoito




Apesar do nome, a festa não se limita ao biscoito (com café), tendo várias outras barracas de produtos típicos da região e de artesanato. E vimos muita coisa bacana por lá.

Suco de morango delicioso

A fazenda produtora (Lua Dourada) tem uma barraca na rodovia
que liga a BR 381 a São Tiago, onde também vende ótimos
pêssegos, nectarinas e maçãs produzidos por lá




Linguiça caipira fresca e enfumaçada

Buchinho de porco recheado com a própria carne e armazenado
na lata de banha: iguaria rara que tivemos que comprar
Pirulitos artesanais antigos e deliciosos, feitos
em formas centenárias
Garapa com limão capeta
Dá vontade de comer o artesanato também

A bonequinha mexe os braços, como um fantoche

Além de shows e outras atrações culturais, nos chamou atenção um espaço criado para as crianças bem no meio da praça, chamado "Biscoitos Falantes", onde eram oferecidas oficinas aos pequenos. Muito legal.

Ispia o forninho elétrico fantasiado de forna à lenha!



Música de raiz fora da programação

Também foi divulgada a criação do selo de origem dos biscoitos de São Tiago, tendo o município sido reconhecido pelo INPI com a indicação de procedência do produto, o que é importantíssimo para a cidade, sua cultura biscoiteira e, sobretudo, para o produtor. 


Outra medida muito bacana que foi tomada pela cidade foi a criação do "Forno na Praça: Espaço Café com Biscoito". Uma construção belíssima e rústica bem no centro da praça principal, que abriga, além de charmoso bar e cafeteria, um espaço para que seus produtores exponham e vendam seus biscoitos durante todo o ano. Como principal estrela do lugar, um imenso forno à lenha, encantador e primitivo, apoiado em uma base de pedra sabão e rebocado com massa feita de esterco de gado, como faziam antigamente para aumentar a caloria. 

Foto: página do local no facebook
Foto: Gazeta de São João Del Rei
E ao centro da edificação, vazando o telhado acima, um frondoso ipê amarelo que foi preservado no projeto, que por sua vez foi viabilizado pelo poder público municipal e estadual, em associação com ONG comandada pelo Sr. Geraldo Sampaio, gestor do espaço, que ainda promove outras atividades culturais.

Foto: página do local no facebook

Esperamos que São Tiago continue colhendo cada vez mais os frutos que foram plantadas há anos e que a grande procura pela festa não venha a tirar o seu charme e encantamento, o que infelizmente ocorre em muitos casos similares.

E que os biscoitos e quitandas mineiras voltem de vez para ocupar o lugar que sempre tiveram em nossas mesas - principalmente de festas de aniversário e casamento - antes de perderem espaço para a cultura dos salgadinhos e dos "finger foods".


Bão apetit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário