O PASTEL DE MILHO DO SUL DE MINAS é uma receita típica da região, cuja massa é feita com a farinha de milho flocada e posteriormente recheada - geralmente com carne moída ou queijo - antes de ser frita em óleo quente.
De acordo com uma das lendas, a história do pastel começou em 1819, quando 80 famílias deixaram Soledade (hoje Delfim Moreira), acompanhadas do padre Lourenço da Costa Moreira para fundar a vila que daria origem à Itajubá. A expedição saiu em busca de novas áreas para plantio e pecuária, um lugar onde o relevo fosse menos acidentado e houvesse facilidade de ocupação e exploração às margens do rio Sapucaí.
Durante a expedição, os alimentos foram se tornando escassos e, com as longas caminhadas, restou farinha de milho e polvilho como alimento. No interior da massa modelada em forma de um bolinho eles rechearam com carne de caça e fritaram com gordura de capivara. O alimento criado foi considerado saboroso e, quando já estabelecidos em Itajubá, a receita foi novamente preparada pelos exploradores para lembrarem da viagem e divulgada entre os novos habitantes da vila que se erguia. (fonte: Jornal Sul de Minas)
Inclusive, felizmente ele já foi registrado como patrimônio cultural do Município de Itajubá, através do decreto nº 4.283/10, visando sua preservação, divulgação e valorização. Bela iniciativa.
Importante lembrar que, apesar da semelhança, o Pastel de Milho é diferente do Pastel de Angu, muito consumido na região central do estado, cuja origem é atribuída às cidades de Itabirito e Conceição do Mato Dentro. Como o nome já diz, a massa desse pastel é feita através do angu e não da farinha de milho como no sul de minas.
Pastel de Milho do Sul de Minas
Ingredientes:
500g de farinha de milho
½ xícara de polvilho azedo
500ml de água quente para escaldar (a quantidade necessária para formar a massa)
1 ovo caipira
2 colheres de óleo
1 pitada de sal
Óleo para fritar
Recheio
O tradicional pastel de milho do sul de minas é recheado com carne moída ou queijo, mas você pode colocar o que preferir. No vídeo que mostra ele sendo enrolado, o recheio foi de pato caipira.
Usamos a farinha de milho flocada de Piranguinho/MG. |
Modo de preparo:
Coloque a água fervente aos poucos e mexa com uma colher, faça isso até que a massa comece a amolecer.
Espere esfriar um pouco, coloque o ovo e vá misturando com a mão. Continue colocando água (que deve estar em uma temperatura mais baixa para você conseguir trabalhar) e sove a massa, até que ela fique lisinha e não muito mole.
O ponto ideal da massa |
Leve os pasteis para fritar em óleo quente.
Bel - nossa cozinheira de mão cheia - e seus pastéis |
Para acompanhar, uma cerveja gelada e, por favor, NÃO ESQUEÇA DA PIMENTA!
Bão apetit!
A simplicidade é o último grau de sofisticação. Essa é a melhor frase para definir o blog de vcs. Parabéns Casal Gastro.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas considerações, Gustavo!
ResponderExcluirUm abraço do casal!
Gostaria de saber se as duas colheres de óleo são colocadas na água para escaldar , ou se são colocadas separadas.
ResponderExcluirObrigada
obrigada eu adorei a receita, vou fazer sim deve ficar muito bom so de pensar já da agua na boca.
ResponderExcluirE se colocar polvilho doce, daria certo? O azedo não vai estourar?
ResponderExcluirComi esse pastel em Itajubá onde me formei . Sou do Mato Grosso do Sul, aqui na minha região não tem lugar algum que faça esse tipo de pastel. Agradeço pela receita e com certeza ficará delicioso.Abraço Ricardo
ResponderExcluirEnfim, uma receita ótima de pastel de farinha de milho. Agradecida!
ResponderExcluirUma forma prática para abrir a massa, basta fazer uma bolinha, colocar no meio de um plástico e apertar com o fundo de um prato. Fica pronto para colocar o recheio.
ResponderExcluir